Já que estamos em plena época de HOP HARVEST 2020 nos Estados Unidos e países da Europa, resolvemos vir explicar um pouco sobre esse processo incrível e cheio de etapas:
A primeira coisa que deve-se levar em consideração é se o lúpulo está pronto para a colheita, pois as plantas podem parecer abundantes e cheias de cones, mas caso você colha muito cedo, vai perder muito do amargor e aroma que essas plantas têm a oferecer. É um erro comum, então lembre-se de que é melhor para eles ficarem no caule um pouco mais do que serem colhidos cedo.
Felizmente, é muito fácil saber quando seus cones de lúpulo estão prontos. No caso dos países da Europa e nos Estados Unidos, essa verificação e colheita começa lá pelo final de agosto até meados de setembro, dependendo da sua região, embora em casos incomuns você possa ter uma planta que está implorando para ser colhida já em julho. Como é o caso de alguns tipos de lúpulo, como o Centennial, Sabro e Cascade, que são colhidos precocemente.
Como saber se os cones estão prontos:
Simplesmente, aperte os cones de lúpulo! Eles parecem como papel, leves e secos? Eles voltam à sua forma imediatamente? Então os cones estão prontos.
Se eles ainda parecerem “verdes” e permanecerem comprimidos por um momento quando você os apertar, é muito cedo para colher. Cheire-os. Role-os em suas mãos. Eles têm um cheiro pungente, como uma mistura de grama e pinho e frutas cítricas e cebola? Eles liberam um pó amarelo pegajoso? Se a resposta for sim, você está pronto para a colheita. Se não, espere.
Como colher os lúpulos:
Colher os cones de lúpulo é relativamente fácil. Se a colheita for feita manualmente certifique-se de usar luvas e mangas compridas, pois essas plantas são abrasivas e você vai se arranhar sem nem perceber. Eles também podem causar irritações em pessoas que sofrem de algumas formas de dermatite.
Então, ou você pode soltar os cones dos caules na treliça (geralmente para plantas jovens) ou puxe seus caules (vinhas) da treliça faça um corte na parte superior e inferior para retirar o caule inteiro. Agora pegue os cones manualmente (ou com ajuda de uma maquina), um por um, jogando-os em uma cesta ou saco de papel marrom.
Agora vem secar e embalar.
Como secar seu lúpulo:
Se não forem preparados e armazenados adequadamente, você terá uma surpresa desagradável quando for usá-los. O lúpulo seco de maneira inadequada apodrece no armazenamento, ficando “verde”, rançoso e inutilizável.
Eles podem ser utilizados frescos e inclusive ficam super saborosos dessa forma, sendo que se esse for o seu plano, lembre-se de usar lúpulo fresco em quatro a seis vezes a quantidade que você usaria para pellets de lúpulo seco. Isso ocorre porque o lúpulo fresco e não seco é composto principalmente de água.
Por outro lado, para armazenar os lúpulos para uso posterior ou pelletizar, você precisará reduzir a umidade de 80% para 10% para garantir a qualidade. Após a secagem, que geralmente é feita em altas temperaturas, você precisará resfriar por 14-24 hrs.
Agora sim, eles estão prontos para prensar e pelletizar!
Confira abaixo um resumo com as etapas:
Era isso! Qualquer dúvida entre em contato!