Heineken une forças com a Malteurop para produzir cevada de “baixo carbono”
“O grupo Heineken e a Malteurop, uma subsidiária da cooperativa Vivescia, estão testando novos protocolos agronômicos no Marne com o objetivo de produzir a primeira cevada para malte de “baixo carbono”. A primeira colheita, prevista para o próximo verão, vai validá-los.
A corrida para reduzir as emissões de CO2 começou entre os fabricantes de cerveja. É o que prova o programa de experimentação lançado pelo grupo holandês Heineken e Malteurop , subsidiária do grupo cooperativo Vivescia, especialista em malte, que visa produzir cevada para malte “baixo carbono”. “A agricultura, em particular a cevada malte, representa 23% das emissões de CO2. Nosso plano de desenvolvimento sustentável prevê a redução dessas emissões até 2030. Para isso, incentivamos nossos principais fornecedores a estabelecer programas de teste de redução de carbono por meio de agricultores-piloto em diferentes países ” , explica Géraldine Bernard, responsável pelo desenvolvimento sustentável matérias-primas agrícolas do grupo Heineken.
Iniciada em 2019, esta experiência está a ser realizada na França com cerca de quinze agricultores da região de Grand Est, em particular do Marne, numa área total de cerca de 200 hectares. A primeira colheita, prevista para o próximo verão, vai validar o protocolo agronômico desenvolvido especialmente pelas equipes de P&D da cooperativa Vivescia. “O principal desafio é reduzir o impacto da fertilização com nitrogênio” , explica Armand Gandon, gerente de projetos de baixo carbono da Vivescia. Para isso, a cooperativa conta com a utilização de ferramentas de informática e, principalmente, com a implantação de coberturas vegetais. Ou seja, o desenvolvimento de culturas secundárias entre as safras principais, que permitem o armazenamento de carbono no solo por um longo prazo.
O projeto inovador liderado por Heineken, Malteurop e Vivescia também é complexo: deve combinar tanto os objetivos ambientais, os níveis de desempenho dos operadores e, claro, os critérios de qualidade do fabricante, como calibração ou Teor de proteína. “ Durante três anos, iremos verificar se estas cevadas de baixo carbono correspondem às especificações da Heineken” , resume Alain Caekaert, Diretor Comercial e de Inovação da Malteurop.
Se os resultados forem conclusivos, essas novas práticas de cultivo serão gradualmente generalizadas na França e nos demais países fornecedores. “A transição para produtos mais sustentáveis é uma prioridade para nós e importante para os consumidores”, destaca Nicolas Clerget, responsável pelo desenvolvimento sustentável dentro do grupo Heineken. “
Autor: Guillaume Roussange (correspondente em Amiens)
Texto retirado na íntegra do site: https://www.lesechos.fr/pme-regions/innovateurs/heineken-sallie-a-malteurop-pour-produire-des-orges-bas-carbone-1266265