O AROMA DA CERVEJA

Você conhece quais são os elementos do aroma de uma cerveja?

Com esse post vamos iniciar uma série, em que explicamos um pouco sobre algumas características da cerveja!

O espectro de aromas que os humanos podem detectar é essencialmente ilimitado. A cerveja desempenha um papel nisso oferecendo várias centenas de produtos químicos aromáticos conhecidos, que podem ser agrupados em várias classes. São eles:

Álcoois: várias formas, desde o etanol até cadeias mais longas, denominadas álcoois fúseis, com aromas mais intensos…

Aldeídos: família de aromas frutados e perfumados. O mais comum na cerveja é o acetaldeído, que possui um aroma fresco de maça verde.

Diacetil: substância química que dá à pipoca seu caráter amanteigado. Pode adicionar uma certa riqueza em quantidades muito pequenas, mas se notavelmente amanteigado, geralmente é um problema de contaminação ou estresse da levedura. Também é um produto normal da fermentação normal.

Éster: aroma frutado ou às vezes condimentado, principalmente, devido à atividade da levedura. Aparece em níveis elevados em leveduras belgas, especialmente quando fermentado a temperaturas altas.

Ácidos orgânicos: um resultado de levedura e atividade bacteriana, que pode ser agradável ou desagradável, dependendo do contexto e concentração.

Fenol: uma ampla gama de produtos químicos, muitos dos quais são nocivos – esfumaçado ou medicinal, por exemplo. Os desejáveis podem ser produzidos por leveduras especializadas, como cepas usadas em cervejas Weizen bávaras ou ales belgas.

Pirazinas: substâncias químicas de aroma de malte que remetem a pão, grãos, castanhas e a torrado. São formadas exclusivamente pela tosta do malte, mesmo nos maltes mais claros.

Terpenóides: substâncias aromáticas de lúpulos, principalmente, que diferem muito de acordo com a variedade. Os aromas de lúpulo provêm da planta e se dissolvem ilesos na cerveja.

Por hoje é isso, no próximo post falaremos sobre o sabor da cerveja!

Até a próxima, cheers! 🍻🍻

Referência Bibliográfica: MOSHER, Randy. Elementos do Aroma. In: MOSHER, Randy. Radical Brewing: receitas, contos e idéias trans. Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 34-35.